Contato

Criciúma/SC - Email: prfvirtual@gmail.com

O GP

Minha foto
Com a saída do professor Paulo Rômulo de Oliveira Frota da UNESC, o Grupo de Pesquisa passa a ter esta nova configuração.

sexta-feira, dezembro 03, 2010

Seminário de Políticas Públicas e Educação - FURGS

SEMINÁRIO POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO : Constituindo a cidadania? – FURG - Carreiros, Rio Grande/RS – 19 e 20 de novembro de 2010.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSCIENTIZAR PARA VIVER MELHOR

Luciane Oliveira Silva- Mestranda - lucianealcionir@hotmail.com
Ms. Miriam Conceição Martins – mcm@unesc.net
Dr. Paulo Rômulo Oliveira Frota – prf@unesc.net



Mestrado em Educação – UNESC
Criciúma/SC

 
Local do evento - FURGS

As inovações tecnológicas, principalmente a partir do século XVIII, proporcionaram maior velocidade ao processo de transformações da matéria-prima. Devido ao crescimento econômico, gerado pela Revolução Industrial, a humanidade desenvolveu hábitos que geraram uma série de problemas ambientais, surgindo a necessidade do estabelecimento de educação ambiental em todas as redes escolares. O projeto “Educação Ambiental: conscientizar para viver melhor” teve como objetivo possibilitar reflexões sobre o meio ambiente e as conseqüências da falta de educação ambiental. Envolveu 25 alunos de Ensino Médio, da Rede Estadual de ensino, E. E. B. Walter Holthausen do município de Lauro Müller/SC, no primeiro semestre de 2010. O projeto iniciou com reuniões de estudo e discussões sobre o tema, resultando na elaboração de conceitos e na confecção de materiais de apoio, como: cartazes; revistas (Fanzines); bonecos ecológicos; entre outras. Após coletados e analisados os dados, pode-se observar que a Educação Ambiental precisa ser desenvolvida gradativamente de forma didática, ou seja, adotando metodologias que priorizem o estudo da realidade local, fazendo parte do planejamento escolar. Identificou-se que apesar do grande número de informações do mundo globalizado, existe necessidade de se trabalhar educação ambiental nas escolas, já que o tema é de interesse a toda a sociedade. Constatou-se, que a falta de consciência da população é gerada pela carência na qualidade de informações. Então, cabe a escola desenvolver atividades e materiais que sirvam de apoio e proporcionem à comunidade, a reflexão e compreensão sobre essas questões. Os alunos apropriaram-se dos conhecimentos abordados, demonstrando consciência ambiental e percepção diante da real necessidade de adotarmos hábitos saudáveis em busca de uma melhor qualidade de vida.
Palestras sobre Políticas Púlicas



Palavra chave: Educação Ambiental; Ensino; Responsabilidade Social.
Nosso trabalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário