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Com a saída do professor Paulo Rômulo de Oliveira Frota da UNESC, o Grupo de Pesquisa passa a ter esta nova configuração.

segunda-feira, novembro 08, 2010

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO

B83 - Avaliação processual e suas implicações para o ensino



Robinalva Borges Ferreira - rfe@unesc.net
Paulo Rômulo de Oliveira Frota - prf@unesc.net

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Resumo

O campo estabelecido para o presente estudo foi a avaliação processual realizada por professores da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas (UNA CSA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), uma universidade comunitária situada em Criciúma (SC). Os pressupostos do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) apontavam para uma avaliação processual, cuja implementação ocorreu no segundo semestre de 2007. O sistema avaliativo deixa de ser pontual e classificatório, adotando uma postura de acompanhamento mais individualizado do acadêmico. A função principal da avaliação processual é aprimorar o processo de aprendizagem e ampliar a probabilidade de que todos os estudantes aprendam. Com o objetivo de analisar como os professores internalizam o conceito de avaliação processual e suas relações com o ensino e a aprendizagem, montamos um estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista, com uma amostra de dez professores da UNA CSA. A análise sofreu os procedimentos de análise do conteúdo, de Bardin (2006). Como resultados principais, podemos apontar: Os conceitos de avaliação processual apresentados pela amostra não demonstram conter os atributos necessários para que sejam classificados como conceitos científicos, não permitindo, portanto, que os docentes externassem o conceito. As funções da avaliação foram as seguintes: de medida, de obrigatoriedade da lei e de acompanhamento do processo. Também aponta a autoavaliação como um elemento importante do processo avaliativo. Vários instrumentos avaliativos são utilizados, sendo a prova escrita e individual a preferida. Dois conceitos de ensinar foram apresentados, um referente à transmissão do conhecimento e outro à mediação do conhecimento. Três conceitos de aprender foram citados: retenção do conhecimento, apropriação do conhecimento e aprender e ensinar como processos inseparáveis, concordantes com a conceituação anterior. E ainda, para a metade dos professores a formação continuada dos docentes da instituição não foi suficiente para a elaboração do conceito de avaliação processual.

Palavras-chave: avaliação processual, conceitos, educação superior.

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