Contato

Criciúma/SC - Email: prfvirtual@gmail.com

O GP

Minha foto
Com a saída do professor Paulo Rômulo de Oliveira Frota da UNESC, o Grupo de Pesquisa passa a ter esta nova configuração.

segunda-feira, novembro 08, 2010

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DO MINHO/PORTUGAL– 4 A 6/11/2010


Avaliação do professor – revisitando os clássicos em busca de uma solução mediada.
 Maristela Gonçalves Giassi
Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
Paulo Rômulo de Oliveira Frota
 Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC

Resumo

 A avaliação do rendimento docente sempre foi um ponto de discórdia entre professores e estudantes. Embora seja farta a discussão acerca deste tema, ela, todavia ainda não responde a contento a questão. Neste trabalho são retomados os clássicos da avaliação para uma releitura, utilizando um modelo que compara a avaliação do docente feita pelo aluno e a auto-avaliação feita pelo docente, buscando uma saída dialogada para o impasse acerca da eficiência e qualidade do ensino efetuado pelos professores de Ciências Naturais do ensino médio. Este estudo tem por objetivo comparar a avaliação do professor realizada pelo aluno e a própria auto-avaliação, analisando coincidências e divergências nos julgamentos emitidos por cada um deles. A amostra constou de 10 professores de Ciências e 100 de seus alunos, de uma das séries do Ensino Médio da rede pública de ensino. O pesquisador e os 10 docentes criaram uma lista de comportamentos evidenciados em sala de aula para compor o instrumento de avaliação e submeteu-se, com uma escala Likert ao escrutínio de professores e alunos. Foram apurados, de comum acordo os 6 itens mais citados (Responsabilidade do docente; Justiça nas avaliações; Clareza na condução do conteúdo, Criatividade/incentivo docente, Domínio de conteúdo, Relação do conteúdo com o cotidiano) e seus valores transformados em escores e grafados para comparação. Os resultados indicaram que os professores não se percebem do mesmo modo que os alunos, havendo uma tendência de supervalorização do conhecimento docente.Almeja-se que a continuidade de estudos possam subsidiar uma alternativa para a avaliação docente e, portanto, sugere-se investir mais nesse tema nos cursos de formação inicial e continuada de professores. Espera-se com isso Contribuir para aproximar ambos os segmentos e minimizar os conflitos docente-discente em sala de aula.

Palavras-chave: educação, avaliação, avaliação docente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário