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Com a saída do professor Paulo Rômulo de Oliveira Frota da UNESC, o Grupo de Pesquisa passa a ter esta nova configuração.

segunda-feira, setembro 05, 2011

III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO e I SEMINÁRIO DE PESQUISA SOBRE INDICADORES DE QUALIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL

De 28 a 30 de novembro de 2011
na Unoesc / Campus de Joaçaba
 

Desafios da Qualidade da Educação nesta década – Qual qualidade?


OBJETIVO

Analisar questões atinentes ao tema do evento, com vistas a contribuir para a reflexão acerca das políticas públicas, da gestão educacional e das práticas pedagógicas da educação básica nesta década no contexto dos diferentes significados e interpretações do termo qualidade.

EIXO TEMÁTICOS

1. Estado e políticas públicas de educação

Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade. Reformas educacionais e influência de organismos internacionais. Avaliação e regulação da educação nacional. Organização da educação nacional, sistema nacional e Plano Nacional de Educação. Financiamento da educação e controle social.

2. Formação e valorização dos profissionais da educação

Políticas de formação e de valorização profissionais da educação. Formação inicial e continuada de professores. Formação específica e formação pedagógica. Condições de trabalho, valorização, carreira e remuneração dos profissionais da educação.

3. Organização e gestão da educação básica

Indicadores de qualidade da educação básica. Projeto político-pedagógico, organização curricular e práticas educativas. Planejamento e avaliação institucional. Gestão democrática da escola.

4. Organização e gestão da educação superior

Educação superior e sociedade. Qualidade da educação superior. Planejamento, expansão, financiamento e avaliação da educação superior. Avaliação e regulação na educação superior. Educação superior e autonomia universitária. Planejamento e avaliação institucional.

5. Educação, diversidade e justiça social

Educação, emancipação e participação popular. Educação e trabalho no capitalismo contemporâneo. Educação e relações étnico-raciais, cultura afro-brasileira e educação indígena. Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão social. Educação, meio ambiente e sustentabilidade.

6. Processos do Ensino e da Aprendizagem

Saberes e fazeres docentes. Educação e linguagem. Metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem. Relação professor-aluno. Questões contemporâneas de currículo. Educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação.
 
PRAZOS
 
Inscrições: Até 15 de novembro de 2011
Submissão de trabalhos (ensaios, resultados de pesquisas e relatos de experiências educacionais) ao Comitê Científico: De 22 de agosto a 02 de outubro de 2011
Publicação do resultado dos trabalhos aprovados pelo Comitê Científico: Dia 19 de outubro de 2011
Realização do Evento: De 28 a 30 de novembro de 2011

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