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Com a saída do professor Paulo Rômulo de Oliveira Frota da UNESC, o Grupo de Pesquisa passa a ter esta nova configuração.

quarta-feira, setembro 15, 2010

PEDAGOGIA – PERSPECTIVA DE TERMINALIDADE E EMPREGO

I CICPG - Sul Brasil I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil– Florianópolis/SC – 13 a 16 de setembro de 2010 .
PEDAGOGIA – PERSPECTIVA DE TERMINALIDADE E EMPREGO Paula F. Variza Luciane de Oliveira da Silva – luciane26@gmail.com Paulo R. de O. Frota – prf@unesc.net Mestrado em Educação – UNESC-SC


INTRODUÇÃO
Desde 1939, o Curso de Pedagogia vem sofrendo modificações que possibilitam diversas mudanças e melhoras na qualidade de ensino. Assim, a pedagogia se expandiu, porém multiplicaram-se os problemas. Neste sentido, a briga eterna entre a docência e a especialização vem sendo o carro chefe que faz dos cursos de pedagogia algo amorfo e sem identidade.
OBJETIVO
O objetivo geral foi levantar o nível de expectativas dos alunos de pedagogia, matriculados no primeiro semestre 2009, quanto a profissão, sua formação e oportunidades futuras de empregabilidade.

 
METODOLOGIA
O estudo pode ser caracterizado como um levantamento, no qual se possibilita caracterizar e descrição qualitativa da amostra em função do objetivo principal da pesquisa. A teoria de base foi dada pelos seguintes autores: Pimenta (1996), Brzezinski (1996, 1997), Veiga (1997), Libâneo (1994, 1998), Silva (1999) e Perrenoud (1999, 2000). A amostra contou com 30 alunos escolhidos por adesão, 29 do sexo feminino e apenas 1 do sexo masculino, com idade variando entre 18 e mais de 28 anos. Para entender sobre as perspectivas dos alunos da Pedagogia têm com a profissão, montou-se uma entrevista semi-estruturada, com 10 questões.

RESULTADOS E DISCUSSÕES
Nos últimos anos o curso de pedagogia da UNESC, bem como em quase todas as universidade, tem se recentido da ausência de matricula que assegurem o funcionamento de grandes turmas. Atualmente, dados do PPP (2006), do Curso de pedagogia da UNESC conta com professores qualificados dentre os quais 3.57% são Doutores; 14,29%, doutorandos; 53,56% Mestres; 14,29%, Mestrandos e 14.29%, Especialistas que já formaram 2.274 professores. Constatou-se que a maioria da amostra ainda é formada por indivíduos solteiros (22), um fenômeno cada vez mais comum na sociedade brasileira. Quanto ao tipo de trabalho que eles realizam, a maioria trabalha em serviço público (16), em emprego privado (9), apenas (2) trabalham por conta própria e (3) não trabalham, porém todos reservam um tempo para o estudo. A escolha do curso geralmente tem a ver com a futura profissão e funções desempenhadas, (21) responderam que escolheram pedagogia porque sempre desejaram ser professor, (5) acreditam que esta é uma boa profissão e apenas (4) afirmam ter outros motivos para a escolha. A amostra acredita que a função do pedagogo na sociedade é pouco valorizada (23), trabalhando (30) em escolas, (3) hospitais e empresas. Quanto a perspectiva de termino do curso a maioria (20) acha que deve haver emprego para todos (15) podendo atuar como pedagogo. Não apenas professores e alunos fazem um curso universitário e assim a amostra aponta como pontos fortes da Pedagogia da Unesc o trabalho de conclusão de curso, a biblioteca informatizada, As oficinas práticas, os laboratórios de ensino e a possibilidade de bolsas e estágios.No interior do curso o relacionamento entre alunos e professores é muito bom (24), a biblioteca tem um grande acervo e é informatizada o que faz com que seja considerada muito boa (18) e esperam do curso (20) uma boa formação teórico - prática e ética que lhes capacite ao exército da profissão, domino cultural e pratico sobre a pedagogia A grande maioria acredita ser fácil arranjar emprego depois de concluído o curso (22) mas poucos acreditam (7) poder melhorar de vida com o exercício da profissão. A amostra acredita que a função do pedagogo na sociedade é pouco valorizada (23), trabalhando (30) em escolas, (3) hospitais e empresas. Quanto a perspectiva de termino do curso a maioria (20) acha que deve haver emprego para todos (15) podendo atuar como pedagogo. Não apenas professores e alunos fazem um curso universitário e assim a amostra aponta como pontos fortes da Pedagogia da Unesc o trabalho de conclusão de curso, a biblioteca informatizada, As oficinas praticas, os laboratórios de ensino e a possibilidade de bolsas e estágios. A grande maioria acredita ser fácil arranjar emprego depois de concluído o curso (22) mas poucos acreditam (7) poder melhorar de vida com o exercício da profissão.


REFERÊNCIAS

CALLAI, Helena Copetti. O meio ambiente no ensino fundamental. Espaços da escola, Ijuí: Unijuí, v.27. UNESC. Projeto político pedagógico da Pedagogia. Digitado.Criciuma, 2006.

BRZEZINSKI, Iria. (Org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 1997.

_____. Formação de professores: um desafio. Goiânia: UCG, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998. (Coleção Questões da Nossa Época: v. 67).

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

_____. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SILVA, Carmem Silvia Bissolli da. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999. (Coleção Polêmica de Nosso Tempo).

SILVA, Jefferson Idelfonso da. A natureza e a especificidade da educação: subsídios para uma reflexão sobre a formação do educador. Em Aberto. Brasília, ano III, n. 7, jun./ago. 1984.

VEIGA, Ilma Passos et alii. Licenciatura em pedagogia. Campinas: Papirus, 1997. (Coleção Magistério

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