Contato

Criciúma/SC - Email: prfvirtual@gmail.com

O GP

Minha foto
Com a saída do professor Paulo Rômulo de Oliveira Frota da UNESC, o Grupo de Pesquisa passa a ter esta nova configuração.

quarta-feira, setembro 15, 2010

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E ATIVIDADES NO COMPUTADOR

I CICPG - Sul Brasil I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil– Florianópolis/SC – 13 a 16 de setembro de 2010 .
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E ATIVIDADES NO COMPUTADOR

 
Luciane de Oliveira da Silva – luciane26@gmail.com
Miriam da Conceição Martins –
mcm@unesc.net
Paula F. Varizaal@unesc.net
Mestrado em Educação – UNESC-SC

A educação atualmente enfrenta o desafio de despertar o interesse dos alunos na construção do conhecimento significativo. Assim, para dinamizar a prática pedagógica, torna-se importante discutir os fenômenos que ocorrem em nosso cotidiano, dessa forma, as mudanças climáticas, assim como as demais questões ambientais tornam-se atualmente alvo de discussões e pesquisas científicas. A Professora Especialista Luciane de Oliveira Silva desenvolveu um projeto que teve o objetivo de desencadear processos cognitivos nos alunos, afim de compreender a origem e evolução das alterações climáticas e as inter-relações existentes entre os fatores envolvidos neste processo, além disso, utilizou outros meios didáticos como o computador, aliando informática e educação. O projeto envolveu 32 alunos do 3º ano de Ensino Médio, da E. E. B. Walter Holthausen - Lauro Müller/SC, com faixa etária entre 16 a 18 anos, durante as aulas de Biologia. O método de estudo adotado foi a pesquisa bibliográfica. O computador é uma ferramenta capaz de unir tudo isso em um só tempo. Na internet os blogs são considerados importantes centros de formação de opinião, pois é possibilita a compreensão e discussão para interpretação do cenário de mudanças em que vivemos. Em grupo, os alunos criaram blogs discutindo as ações do homem na natureza, por meio de informações e analise dos levantamentos de dados. E como a Informática é forte aliada no processo de ensino-aprendizagem, pois colabora em amplos aspectos para a construção do saber, viabilizando inúmeras informações, os alunos também produziram por meio do programa Windows Movie Maker, vídeos destacando a importância de preservar os recursos naturais. Após, observou-se que os alunos envolvidos, ampliaram seus conhecimentos em relação ao meio ambiente, seu ecossistema e o próprio homem. Posteriormente, todos os trabalhos foram salvos em CD, publicados no blog e apresentados a comunidade escolar.


REFERÊNCIAS


CALLAI, Helena Copetti. O meio ambiente no ensino fundamental. Espaços da escola, Ijuí: Unijuí, v.27. n.4, p. 31-42, jan./mar. 1998;

FRANCO, Roberto K. Org. Informática na Educação: estudos interdisciplinares. Porto Alegre: UFRGS, 2004;

GIORDON, Marcelo. Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a constução de significados. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000;

Souza, Antonio Carlos de. Cialho, Francisco. Otanio, Nito. TCC. Métodos e técnicas. Florianópolis: Visual Books, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário