Contato

Criciúma/SC - Email: prfvirtual@gmail.com

O GP

Minha foto
Com a saída do professor Paulo Rômulo de Oliveira Frota da UNESC, o Grupo de Pesquisa passa a ter esta nova configuração.

quinta-feira, agosto 11, 2011

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESC, convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação da mestranda Samanda Torquato, intitulada:

“Formação em Economia e o Mercado de Trabalho”

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Paulo Rômulo de Oliveira Frota (Orientador-UNESC)
Prof. Dr. Alex Sander da Silva (Membro – UNESC)
Prof. Dr. Christian Muleka Mwewa (Membro – UNISUL)
Data: 13/9/2011Horário: 9hLocal: Bloco “P” sala 29

RESUMO As perspectivas da educação no país condicionam sua história às demandas e aos interesses de mercado, que contribuem para influenciar na procura por qualificação profissional baseada na teoria do Capital Humano. Diante deste cenário, o tema problematizante analisado nesta pesquisa, está co-relacionado às perspectivas dos alunos do curso de economia da UNESC frente ao mercado de trabalho, bem como verificar o movimento presente do mercado no momento de absorver a demanda acadêmica, à efetiva atuação e valorização destes formados do curso de economia da UNESC. Por meio dos formados do curso de economia da UNESC, este estudo tem como objetivo, identificar se o investimento em capital humano influenciou os formados na sua inserção e/ou permanência no mercado de trabalho e também, se esse investimento ajudou-os em obter aumento de renda futura e melhor qualidade de vida, conforme aborda a Teoria do Capital Humano. A pesquisa foi efetuada na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, inserida na cidade de Criciúma a 196 km de Florianópolis. A amostra contou com a participação de trinta (30) alunos formados entre 2004/1 a 2009/2. Na pesquisa foram explicitadas relações existentes entre o mercado de trabalho e os acadêmicos do curso de economia da UNESC/SC, onde se constatou por meio da analise e reflexão frente aos dados que a formados não estão atuando na área da economia. Apontam dentre outras, a falta de oferta de trabalho na região e deficiências encontradas entre a teoria e prática desenvolvida pelo curso de economia. A apropriação dessas relações fundamentadas em procedimentos teóricos/ metodológicos de conteúdos quantitativos permitiu discutir, o mercado de trabalho sob a ótica do capital humano.

Palavras-chave: Capital Humano; Educação; Mercado de trabalho; Formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário