Contato

Criciúma/SC - Email: prfvirtual@gmail.com

O GP

Minha foto
Com a saída do professor Paulo Rômulo de Oliveira Frota da UNESC, o Grupo de Pesquisa passa a ter esta nova configuração.

segunda-feira, junho 27, 2011

“A Satisfação do Egresso de Direito da UNESC – Criciúma/SC, sobre a Prática Jurídica nas Casas da Cidadania: Uma Análise do Processo Ensino-Aprendizagem”

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação da mestranda Lurdes Rosa Spiazzi Fabris, intitulada:

“A Satisfação do Egresso de Direito da UNESC – Criciúma/SC, sobre a Prática Jurídica nas Casas da Cidadania: Uma Análise do Processo Ensino-Aprendizagem”

Além do orientador Prof. Dr. Paulo Rômulo de Oliveira Frota (Orientador - UNESC), conta com a presença do Prof. Dr. Alex Sander da Silva (Membro - UNESC) e com a visita da  Profa. Dra. Neide Cavalcante Guedes (Membro – UFPI).

Data: 27/6/2011
Horário: 14h
Local: Bloco “P” sala 15

RESUMO

O curso de Direito no Brasil foi projetado em meados do século XIX. Desde então, as relações de ensino aprendizagem em Direito têm sofrido muitas alterações. Assim, o presente estudo visa servir de subsídio às reflexões sobre a prática pedagógica no curso de Direito, bem como a validade do processo ensino-aprendizagem oferecido no estágio nas Casas da Cidadania, e a qualidade da formação do currículo acadêmico. Investiga-se aqui qual a satisfação dos egressos, formados entre 2008 e 2009, do curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense / UNESC / Criciúma/SC, acerca do processo ensino-aprendizagem, desenvolvido sob a forma de prática jurídica, nas Casas da Cidadania. A pesquisa foi realizada com a aplicação de um questionário com perguntas abertas a egressos, formados entre 2008 e 2009, e resultou em diversas sugestões para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Como resultado relevante da pesquisa, observou-se que existe certo descontentamento e insatisfação dos acadêmicos formados neste período, pois durante a formação almejam muitas expectativas em relação a prática jurídica. Observa-se que o ensino de Direito no Brasil precisa rever os conceitos de ensinar e aprender, buscando a qualidade de ensino resultando no desenvolvimento da aprendizagem significativa e ampliando a valorização da prática em estágios curriculares nas Casas da Cidadania, localizadas nos diferentes municípios do Estado de Santa Catarina para a formação e transformação acadêmica.

Palavras-chave: Educação, Ensino de Direito, Educação e qualidade.

NA OCASIÃO A Profa. Dra. Neide Cavalcante Guedes APRESENTARÁ O CURSO: PESQUISA PARTICIPATIVA, nos dias 28, 29 e 30 de junho, NO BLOCO P, NAS DEPENDÊNCIAS DA UNESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário