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Com a saída do professor Paulo Rômulo de Oliveira Frota da UNESC, o Grupo de Pesquisa passa a ter esta nova configuração.

quarta-feira, outubro 20, 2010

ANÁLISE DA QUALIDADE AMBIENTAL: UMA LEITURA INTERDISCIPLINAR, UM DESAFIO PARA O EDUCADOR

Maria de Lourdes Milanez Goularte

Universidade do Extremo Sul Catarinense


Resumo: A qualidade ambiental em uma escola se constituiu no problema principal da pesquisa relacionada com uma proposta interdisciplinar que pressupôs a interrelação de saberes e o compromisso em educar para uma vida mais saudável. Questiona os referencias e indicadores de qualidade de vida para que se possa desenvolver a proposta com um grupo de professores e alunos numa escola pública. Questiona também os livros descontextualizados, a relação entre a realidade vivenciada e os indicadores de qualidade de vida. Relaciona as ações de cada ator social no desempenho de seu papel como cidadão buscando nos referenciais de geógrafos o entendimento das inúmeras questões ambientais que não pode ficar restrito à forma tradicional de aquisição de conhecimento, fragmentada e descontextualizada. Busca a abordagem interdisciplinar em educadores, para que as diferentes áreas do conhecimento possam constituir com uma nova forma de aprender, de pensar e agir na realidade. O ensinar e educar que se pretende concretiza-se pelo diálogo a ser estabelecido entre os envolvidos, num espaço que não se limita à escola ou à família, mas que abrange todas as relações que se estabelecem no ato de convivência. Um educador que assuma a qualidade de vida como uma meta a ser desenvolvida na sua prática pedagógica e a pedagogia do diálogo para levantar questões e tratá-las dentro de sua especificidade, não esquecendo do diálogo com seus pares para a análise da qualidade ambiental. E, nesta qualidade se insere os indicadores de qualidade de vida que serão detectados pelos professores junto com seus alunos de uma escola pública de ensino fundamental. Esses indicadores servirão como desafio para desempenhar suas funções dentro da proposta estabelecida e percebam a escola como um ambiente e ao mesmo tempo como um processo dinâmico no qual a cooperação a ser estabelecida possibilite o enriquecimento mútuo entre os vários saberes.

Palavras Chaves: Qualidade de vida. Interdisciplinaridade. Diálogo.

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