Contato

Criciúma/SC - Email: prfvirtual@gmail.com

O GP

Minha foto
Com a saída do professor Paulo Rômulo de Oliveira Frota da UNESC, o Grupo de Pesquisa passa a ter esta nova configuração.

terça-feira, novembro 20, 2012

Novo livro

O professor Paulo Rômulo de Oliveira Frota apresenta o livro: EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE NO ESTADO DE SANTA CATARINA: multiplas abordagens, na qual contribui por meio da escrita de um dos artigos contidos na obra juntamente com a professora Miriam da Conceição Martins.
 
 
É uma excelente sugestão de leitura!!!

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

É PRECISO COMBATER O RACISMO NAS ESCOLAS
Há exatos 317 anos, 20 de novembro de 1695, era assassinado um dos maiores líderes negro, Zumbi dos Palmares. Foi líder do maior quilombo já conhecido no Brasil. O Quilombo dos Palmares simboliza a resistência do povo negro contra o racismo e toda forma de opressão. Foi com este espírito que nos anos 70 o movimento negro instituiu esta data como o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. É um dia de reflexão sobre as reais condições de vida da população negra.
Infelizmente, o racismo ainda é uma realidade brasileira e esta longe de terminar. Ao contrário, ainda amargamos os piores indicares sociais. As recentes conquistas como cotas nas universidades amenizam, mas não resolvem os principais problemas enfrentados pela comunidade. Como podemos perceber, das 3.554 comunidades quilombolas identificadas pelo governo federal de acordo com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR-2006), pouco mais de 100 possuem o título, segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). As regiões de maior concentração de negros, os bairros pobres, vivem sob a égide da violência, encarceramento, internações compulsórias de “dependentes químicos”, extermínio da juventude negra e ocupações militares.


VIVA ZUMBI!
VIVA O QUILOMBO DOS PALMARES
VIVA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
VIVA O POVO NEGRO.
Marcelo Batista Serafim dos Santos
Secretário de Imprensa e Divulgação SINTE/SC