Contato

Criciúma/SC - Email: prfvirtual@gmail.com

O GP

Minha foto
Com a saída do professor Paulo Rômulo de Oliveira Frota da UNESC, o Grupo de Pesquisa passa a ter esta nova configuração.

segunda-feira, agosto 06, 2012

DEFESA PÚBLICA

O Programa de Pós-Graduação em Educação convidatoda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação domestrando Daniel João Generoso, intitulada:
“O Técnico em Eletromecânica Formado no IF-SC CampusAraranguá: Competências, Conteúdos e Habilidades”
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Paulo Rômulo de Oliveira Frota (Orientador)
Prof. Dr. Alex Sander da Silva (UNESC)
Prof. Dr. Cláudio Ferretti (IF-SC Campus Palhoça)

Data: 10/8/2012
Horário: 10h
Local: Bloco “O" sala 4


RESUMO

Este estudo tem como tema central odesenvolvimento de competências e habilidades na atual educação profissionalbrasileira e foi desenvolvido por meio de uma pesquisa realizada junto aosalunos egressos do Curso Técnico em Eletromecânica, oferecido pelo InstitutoFederal Santa Catarina – Campus Araranguá, desde o ano de 2008, visandocompreender como estes percebem a sua formação profissional e sua inserção nomercado de trabalho. Para isso, fez-se uma revisão da literatura e um apanhadoda legislação vigente para a educação profissional, apresentando a trajetóriahistórica do ensino técnico no Brasil, discutindo aspectos das leispertencentes a este segmento da educação brasileira e citando alguns pensadoresque estudaram a proposta do ensino por competências que acompanha a educaçãoprofissional. Considerando que até a presente data a instituição não possuiaestudos que apontassem a eficiência e eficácia do curso, este trabalhopropôs-se a questionar o técnico egresso sobre como ele percebeu sua formaçãotécnica e sua inserção no mercado de trabalho. O estudo teve como objetivoscaracterizar o Curso Técnico em Eletromecânica do IF-SC, a partir de suascompetências, habilidades e bases tecnológicas; identificar a condição detrabalho dos técnicos egressos deste curso frente ao mercado regional;descrever a percepção do aluno egresso sobre sua formação profissional e suainserção no mundo do trabalho. Com os dados coletados através de umquestionário, as respostas foram analisadas, inicialmente, por técnicasquantitativas e, depois, de forma qualitativa, visando compreender o desempenhodeste profissional e entender se o Projeto Político Pedagógico do Curso estavasintonizado com as necessidades regionais de formação de técnicos nesta área ecom a função social dos Institutos Federais frente a uma formação profissionalcrítica e autônoma. O estudo constatou que a idéia de Competências eHabilidades permeia toda a proposta curricular do referido curso, aindapermitindo observar que, tanto na articulação das unidades curriculares, quantona infra-estrutura existente e nas metodologias de ensino desenvolvidas, aformação por competências encontra-se como elemento central. Em relação àpercepção dos alunos, o estudo concluiu que o aprimoramento do curso pode ocorrerno sentido de revisar e melhor delimitar o enfoque do mesmo, privilegiando oaprendizado dentro de sub-setores específicos mais requeridos pelo mercado, bemcomo no sentido de reformular o foco de desenvolvimento de algumascompetências.

Palavras-chave: Ensino técnico. Ensino porcompetências. Habilidades.