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Com a saída do professor Paulo Rômulo de Oliveira Frota da UNESC, o Grupo de Pesquisa passa a ter esta nova configuração.

quarta-feira, novembro 23, 2011

II Semana da Ciências e Tecnologia UNESC

Durante a II Semana da Ciências e Tecnologia da UNESC - Criciúma/SC o grupo de pesquisa participou nas modalidades banner, apresentação oral e banner, com a exposição dos seguintes trabalhos:

A acadêmica Soraya S. Luz, Prof. Maristela Giassi, Prof. Miriam C. Martins e Prof. Paulo Rômulo Oliveira Frota, apresentaram a pesquisa: LIMITES PARA TRABALHAR COM O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE CRICIÚMA - SC.

As acadêmicas Aline C. Santos, Cristini F. Canever e Cynara O Geraldo e Prof. Paulo Rômulo Oliveira Frota, apresentaram a pesquisa: A INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA ESCOLHA PROFISSIONAL DE PRÉ-VESTIBULANDO: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE CRICIÚMA/SC

A acadêmica Cristini F. Canever e Prof. Paulo Rômulo Oliveira Frota, apresentaram a pesquisa: FORMAÇÃO DO CONCEITO APRENDER NO PARADIGMA HISTÓRICO-CULTURAL.

A acadêmica Aline Felício e Prof. Paulo Rômulo Oliveira Frota, apresentaram a pesquisa: FORMAÇÃO DO CONCEITO ENSINAR NO PARADIGMA HISTÓRICO-CULTURAL.

A mestranda Luciane de Oliveira Silva apresentou o minicurso enfocando Informática na Educação.

A professora Michele Mezzari apresentou um minicurso enfocando os Mapas Conceituais.

PUBLICAÇÕES

As problemáticas que permeiam a realidade mundial evidenciam a necessidade de criar e inovar na adversidade. Unindo essa necessidade à sua missão de promover ensino, pesquisa e extensão para atender as necessidades humanas de forma sistêmica, criativa e sustentável, o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, com apoio da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidade de Jaén (Espanha), Universidade de Barcelona (Espanha), Universidade de Borås (Suécia), Universidade Nacional de Cuyo (Argentina) e a Universidade Adam Mickiewicz (Polônia), organizaram o V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO UNIBAVE: “CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO”.

A mestranda Susana Mezzari e a prof. Mestre Miriam da Conceição Martins e o prof. Doutor Paulo Rômulo de Oliveira Frota publicaram no V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO UNIBAVE: “CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO”, o artigo:
 
FEIRAS MULTIDISCIPLINARES E O ENSINO DE CIÊNCIAS


Resumo: Desenvolver competências e habilidades é um dos papéis da escola. Assim, veem-se as “Feiras Multidisciplinares” como eventos que possibilitam o desenvolvimento dessas capacidades, além da integração da escola com a comunidade. A revisão bibliográfica que compõe este artigo visa criar um novo olhar sobre o ensino de ciências e as feiras. Nesse processo de ressignificação, os materiais alternativos são utilizados para relacionar teoria e prática, visando o aprendizado significativo e um ensino mais dialógico. A realização das feiras pode resultar, portanto, na ampliação de conhecimentos e da capacidade comunicativa, no crescimento pessoal, nas mudanças de hábitos e atitudes, no desenvolvimento da criticidade e na politização dos participantes.

Palavras-chave: Feiras multidisciplinaridade. Ensino de Ciências.


MAIS UM ARTIGO PUBLICADO PELO GP

A INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA ESCOLHA PROFISSIONAL DE PRÉ-VESTIBULANDOS: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE CRICIÚMA/SC

Aline Coêlho dos Santos, Cristini Feltrin Canever, Paulo Rômulo de O. Frotta

Resumo
O presente artigo tratou de identificar se o fator gênero ainda influência nas escolhas profissionais de alunos que estão prestes a fazer o vestibular e já estão com sua escolha de curso definida. Realizamos uma pesquisa com 48 alunos, sendo 25 mulheres e 23 homens, que frequentavam um cursinho pré-vestibular em Criciúma, aplicando um questionário com 24 questões abertas e fechadas, com o intuito de caracterizar nossa população, e tomar conhecimento das escolhas feitas por esses jovens para seu futuro acadêmico e profissional. Dos resultados obtidos, percebemos que ainda, nos dias de hoje, as mulheres procuram cursos com maior aceitação feminina e homens com maior aceitação masculina, e que esses mesmo inconscientemente foram influenciados pela questão do gênero e pelo modelo familiar tradicional que cada um possui.


Os nossos parabéns aos pesquisadores!!!!

XVI ENDIPE

XVI ENDIPE
Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

TEMA GERAL:

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE.

XVI ENDIPE

Período: 23 a 26 de julho de 2012
Limite de vagas: 2.500 Vagas.
Local: Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas/SP

A escola, como instituição social, cumpre uma função que lhe é específica, qual seja, a de assegurar a formação educativa escolar para todas as crianças, jovens e adultos do país. Sua trajetória mostra conquistas, como a ampliação do atendimento a quase todas as crianças em idade escolar, ao mesmo tempo em que evidencia enormes problemas, como a sonegação do ensino público, com qualidade, para boa parte da população que nela está inserida.
As políticas educacionais implementadas nos últimos vinte anos acabaram por impor às escolas um excessivo controle, que tem dificultado sua organização a partir de projetos político-pedagógicos próprios e emanados do trabalho coletivo de sua comunidade. Em decorrência, estão perdendo a possibilidade de se recriar frente às novas demandas sociais, padecendo com a imposição curricular praticada em várias redes de ensino, com as múltiplas avaliações externas (que privilegiam resultados em detrimento de processos educacionais), com a precarização e intensificação do trabalho dos professores, entre outros aspectos. Toda essa situação caminha no sentido do esmagamento de possíveis projetos institucionais e pedagógicos com identidade própria, causando o empobrecimento das práticas docentes e a deterioração da qualidade da formação disponibilizada aos alunos.

A escola pública pede socorro!



quarta-feira, novembro 09, 2011

III Congresso Brasileiro deFormação de Professores: O Plano Nacional de Educação 2011-2020 ea Formação de Professores

O Congresso Brasileiro de Formação de Professores foi uma iniciativa da Faculdade Cenecista de Campo Largo que teve início em 2003 e realizado por duas edições. Os dois primeiros eventos foram um sucesso pela quantidade de pesquisadores participantes, estiveram presentes pesquisadores nacionais e internacionais. O Congresso Brasileiro de Formação de Professores é um evento científico da área de formação de professores que tem como objetivo reunir pesquisadores nacionais e internacionais em torno de discussões de pesquisas realizadas sobre a temática do evento. Para a Terceira edição do Congresso pretendemos discutir a questão do Plano Nacional de Educação 2011-2020 e a Formação de Professores.
O Congresso contará com apresentação de trabalhos na forma de apresentação oral e para publicação dos trabalhos apresentados durante teremos os Anais sob a forma de CD contendo os trabalhos completos dos pesquisadores nacionais e internacionais.

ÁREAS TEMÁTICAS:
Políticas Públicas e Formação de Professores
Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores
Educação Especial e Formação de Professores
Educação Infantil e Formação de Professores
Educação Básica e Formação de Professores
Educação Superior e Formação de Professores
Educação à Distância e Formação de Professores

DATAS IMPORTANTES
Início da divulgação do evento: Novembro/2011
Inscrição de trabalhos: Até 15 de junho/2012
Avaliação dos trabalhos: Julho/2012
Data de realização: 15, 16 e 17 de outubro de 2012
 
Público Alvo: Pesquisadoresnacionais oriundos dos principais Programas de Pós-Graduação em Educação doBrasil e também de pesquisadores internacionais (Portugal, Espanha, México,Argentina, Chile)
Equipe organizadora:
Prof MarileiAndrade Skrzypietz Bülow
Prof Alexandre Shigunov Neto
Instituição proponente
Faculdade Cenecista de Campo Largo –FACECLA
Rua Rui Barbosa, 541 – Centro – CampoLargo – PR

Informações adicionais podem ser obtidas pelo site do Congresso
http://www.facecla.com.br/congressoformacaodeprofessores
Agradecemos a atenção e contamos com sua valiosa colaboração!!!