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Com a saída do professor Paulo Rômulo de Oliveira Frota da UNESC, o Grupo de Pesquisa passa a ter esta nova configuração.

segunda-feira, junho 27, 2011

“A Satisfação do Egresso de Direito da UNESC – Criciúma/SC, sobre a Prática Jurídica nas Casas da Cidadania: Uma Análise do Processo Ensino-Aprendizagem”

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação da mestranda Lurdes Rosa Spiazzi Fabris, intitulada:

“A Satisfação do Egresso de Direito da UNESC – Criciúma/SC, sobre a Prática Jurídica nas Casas da Cidadania: Uma Análise do Processo Ensino-Aprendizagem”

Além do orientador Prof. Dr. Paulo Rômulo de Oliveira Frota (Orientador - UNESC), conta com a presença do Prof. Dr. Alex Sander da Silva (Membro - UNESC) e com a visita da  Profa. Dra. Neide Cavalcante Guedes (Membro – UFPI).

Data: 27/6/2011
Horário: 14h
Local: Bloco “P” sala 15

RESUMO

O curso de Direito no Brasil foi projetado em meados do século XIX. Desde então, as relações de ensino aprendizagem em Direito têm sofrido muitas alterações. Assim, o presente estudo visa servir de subsídio às reflexões sobre a prática pedagógica no curso de Direito, bem como a validade do processo ensino-aprendizagem oferecido no estágio nas Casas da Cidadania, e a qualidade da formação do currículo acadêmico. Investiga-se aqui qual a satisfação dos egressos, formados entre 2008 e 2009, do curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense / UNESC / Criciúma/SC, acerca do processo ensino-aprendizagem, desenvolvido sob a forma de prática jurídica, nas Casas da Cidadania. A pesquisa foi realizada com a aplicação de um questionário com perguntas abertas a egressos, formados entre 2008 e 2009, e resultou em diversas sugestões para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Como resultado relevante da pesquisa, observou-se que existe certo descontentamento e insatisfação dos acadêmicos formados neste período, pois durante a formação almejam muitas expectativas em relação a prática jurídica. Observa-se que o ensino de Direito no Brasil precisa rever os conceitos de ensinar e aprender, buscando a qualidade de ensino resultando no desenvolvimento da aprendizagem significativa e ampliando a valorização da prática em estágios curriculares nas Casas da Cidadania, localizadas nos diferentes municípios do Estado de Santa Catarina para a formação e transformação acadêmica.

Palavras-chave: Educação, Ensino de Direito, Educação e qualidade.

NA OCASIÃO A Profa. Dra. Neide Cavalcante Guedes APRESENTARÁ O CURSO: PESQUISA PARTICIPATIVA, nos dias 28, 29 e 30 de junho, NO BLOCO P, NAS DEPENDÊNCIAS DA UNESC.

terça-feira, junho 07, 2011

VI Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade


VI Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação - 6 a 9 de junho de 2011

Reigota - Estudioso em Educação Ambiental
Professor de Mestrado e Doutorado.

Entrada da Universidade UERJ

Na entrada da universidade...

Grupo participando da Conferência com
o Francês Jacques Wallet (Universidade de Rouen) e Marco Silva (UERJ)

Palestrantes


sexta-feira, junho 03, 2011

VI Seminário de Educação a Distância

O VI Seminário de Educação a Distância que acontece dia 8 de junho no miniauditório da sala 19 do bloco P, no campus da Unesc tem como tema a "*Aprendizagem na Cultura Digital: na educação presencial e a distância*" com os objetivos de: Refletir a aprendizagem na cultura digital e a docência na educação presencial e a distância; Propiciar à comunidade acadêmica, espaço, reflexão e integração da modalidade de Educação a Distância (EAD) na Educação Superior; Debater e refletir sobre as inovações nas práticas pedagógicas e no uso de TIC.

*No período da tarde *serão apresentadas comunicações que procuram promover reflexões sobre:

1 - As tecnologias educacionais: possibilidades e desafios
2 - Educação semipresencial e a distância: planejamento, organização e gestão de processos
3 - Materiais didáticos de apoio a educação presencial e a distância.
4 - Formação docente na educação superior com o uso de tecnologias.

*No período da noite* contaremos com a presença ilustre da* Dra Nara Maria Pimentel. *Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e em EaD, Mestre em Educação pela UFSC e com Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas na linha de pesquisa Mídia e Conhecimento com tese em Políticas Públicas na Educação Superior a Distância é *Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia FE-UnB. * Atuou como Coordenadora Pedagogica no LED/UFSC na elaboração e implementação de projetos de cursos a distância. Com experiência na área de formulação de políticas públicas para educação superior a distância, é consultora em EAD e Avaliadora externa de cursos a distância, contratada pela UNESCO no MEC. Foi *Coordenadora Geral de Articulação Acadêmica na CAPES*/Diretoria de Educação a Distância .

Informações e inscrições podem ser feitas *gratuitamente *no site
Contatos no e-mail ead@unesc.net e telefone (48) 3431-2703.

quinta-feira, junho 02, 2011

Trabajo y formación docente en Argentina: debates sobre la política educativa actual

PRIMER SEMINARIO NACIONAL DE LA RED ESTRADO ARGENTINA





Facultad de Humanidades, Universidad Nacional del Nordeste (UNNE)
Resistencia, Chaco

7 y 8 de noviembre de 2011

La Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente (RED ESTRADO), se creó a fines de 1999, en la primera reunión del Grupo de Trabajo "Educación, Trabajo y Exclusión Social" del Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). La creación de esta Red estuvo vinculada con la consolidación del campo de estudios sobre el trabajo docente a partir de los desarrollos que, desde diferentes perspectivas y disciplinas, venían realizando numerosos investigadores latinoamericanos en varias instituciones, principalmente universidades y sindicatos. A lo largo de estos 11 años de existencia, la RED ESTRADO creció y se fortaleció por diversos medios. En su último Seminario Internacional -realizado en Lima, en agosto de 2010-, se resolvió establecer coordinaciones nacionales con el propósito de consolidar la red de investigadores al interior de cada país. Es en el marco de este proceso, que los miembros de la Red en Argentina resolvieron organizar el presente Seminario Nacional, con el afán de expandir y fortalecer este colectivo de investigadores, así como de estrechar los vínculos entre aquellos que se encuentran trabajando temáticas comunes.

PARTICIPANTES CONVOCADOS

Investigadores, docentes y estudiantes de educación superior, sindicalistas y trabajadores comprometidos con la investigación y el debate sobre el trabajo docente.

EJES DE TRABAJO

Eje 1 - Naturaleza, procesos y condiciones del trabajo docente
Eje 2 - Regulaciones de la carrera docente
Eje 3 - Políticas educativas y trabajo docente
Eje 4 - Formación docente: políticas y procesos
Eje 5 - Los docentes en las políticas de evaluación
Eje 6 - Organización del trabajo y sindicalismo docente
Eje 7 - Salud y trabajo docente
Eje 8 - Trabajo docente en la Universidad
Eje 9 - Debates teóricos y metodológicos en las investigaciones sobre trabajo docente
Eje 10 - Condición docente y relaciones de género



Eje 11 - Trabajo docente y diversidad cultural