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Com a saída do professor Paulo Rômulo de Oliveira Frota da UNESC, o Grupo de Pesquisa passa a ter esta nova configuração.

quarta-feira, setembro 15, 2010

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E ATIVIDADES NO COMPUTADOR

I CICPG - Sul Brasil I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil– Florianópolis/SC – 13 a 16 de setembro de 2010 .
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E ATIVIDADES NO COMPUTADOR

 
Luciane de Oliveira da Silva – luciane26@gmail.com
Miriam da Conceição Martins –
mcm@unesc.net
Paula F. Varizaal@unesc.net
Mestrado em Educação – UNESC-SC

A educação atualmente enfrenta o desafio de despertar o interesse dos alunos na construção do conhecimento significativo. Assim, para dinamizar a prática pedagógica, torna-se importante discutir os fenômenos que ocorrem em nosso cotidiano, dessa forma, as mudanças climáticas, assim como as demais questões ambientais tornam-se atualmente alvo de discussões e pesquisas científicas. A Professora Especialista Luciane de Oliveira Silva desenvolveu um projeto que teve o objetivo de desencadear processos cognitivos nos alunos, afim de compreender a origem e evolução das alterações climáticas e as inter-relações existentes entre os fatores envolvidos neste processo, além disso, utilizou outros meios didáticos como o computador, aliando informática e educação. O projeto envolveu 32 alunos do 3º ano de Ensino Médio, da E. E. B. Walter Holthausen - Lauro Müller/SC, com faixa etária entre 16 a 18 anos, durante as aulas de Biologia. O método de estudo adotado foi a pesquisa bibliográfica. O computador é uma ferramenta capaz de unir tudo isso em um só tempo. Na internet os blogs são considerados importantes centros de formação de opinião, pois é possibilita a compreensão e discussão para interpretação do cenário de mudanças em que vivemos. Em grupo, os alunos criaram blogs discutindo as ações do homem na natureza, por meio de informações e analise dos levantamentos de dados. E como a Informática é forte aliada no processo de ensino-aprendizagem, pois colabora em amplos aspectos para a construção do saber, viabilizando inúmeras informações, os alunos também produziram por meio do programa Windows Movie Maker, vídeos destacando a importância de preservar os recursos naturais. Após, observou-se que os alunos envolvidos, ampliaram seus conhecimentos em relação ao meio ambiente, seu ecossistema e o próprio homem. Posteriormente, todos os trabalhos foram salvos em CD, publicados no blog e apresentados a comunidade escolar.


REFERÊNCIAS


CALLAI, Helena Copetti. O meio ambiente no ensino fundamental. Espaços da escola, Ijuí: Unijuí, v.27. n.4, p. 31-42, jan./mar. 1998;

FRANCO, Roberto K. Org. Informática na Educação: estudos interdisciplinares. Porto Alegre: UFRGS, 2004;

GIORDON, Marcelo. Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a constução de significados. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000;

Souza, Antonio Carlos de. Cialho, Francisco. Otanio, Nito. TCC. Métodos e técnicas. Florianópolis: Visual Books, 2007.

PEDAGOGIA – PERSPECTIVA DE TERMINALIDADE E EMPREGO

I CICPG - Sul Brasil I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil– Florianópolis/SC – 13 a 16 de setembro de 2010 .
PEDAGOGIA – PERSPECTIVA DE TERMINALIDADE E EMPREGO Paula F. Variza Luciane de Oliveira da Silva – luciane26@gmail.com Paulo R. de O. Frota – prf@unesc.net Mestrado em Educação – UNESC-SC


INTRODUÇÃO
Desde 1939, o Curso de Pedagogia vem sofrendo modificações que possibilitam diversas mudanças e melhoras na qualidade de ensino. Assim, a pedagogia se expandiu, porém multiplicaram-se os problemas. Neste sentido, a briga eterna entre a docência e a especialização vem sendo o carro chefe que faz dos cursos de pedagogia algo amorfo e sem identidade.
OBJETIVO
O objetivo geral foi levantar o nível de expectativas dos alunos de pedagogia, matriculados no primeiro semestre 2009, quanto a profissão, sua formação e oportunidades futuras de empregabilidade.

 
METODOLOGIA
O estudo pode ser caracterizado como um levantamento, no qual se possibilita caracterizar e descrição qualitativa da amostra em função do objetivo principal da pesquisa. A teoria de base foi dada pelos seguintes autores: Pimenta (1996), Brzezinski (1996, 1997), Veiga (1997), Libâneo (1994, 1998), Silva (1999) e Perrenoud (1999, 2000). A amostra contou com 30 alunos escolhidos por adesão, 29 do sexo feminino e apenas 1 do sexo masculino, com idade variando entre 18 e mais de 28 anos. Para entender sobre as perspectivas dos alunos da Pedagogia têm com a profissão, montou-se uma entrevista semi-estruturada, com 10 questões.

RESULTADOS E DISCUSSÕES
Nos últimos anos o curso de pedagogia da UNESC, bem como em quase todas as universidade, tem se recentido da ausência de matricula que assegurem o funcionamento de grandes turmas. Atualmente, dados do PPP (2006), do Curso de pedagogia da UNESC conta com professores qualificados dentre os quais 3.57% são Doutores; 14,29%, doutorandos; 53,56% Mestres; 14,29%, Mestrandos e 14.29%, Especialistas que já formaram 2.274 professores. Constatou-se que a maioria da amostra ainda é formada por indivíduos solteiros (22), um fenômeno cada vez mais comum na sociedade brasileira. Quanto ao tipo de trabalho que eles realizam, a maioria trabalha em serviço público (16), em emprego privado (9), apenas (2) trabalham por conta própria e (3) não trabalham, porém todos reservam um tempo para o estudo. A escolha do curso geralmente tem a ver com a futura profissão e funções desempenhadas, (21) responderam que escolheram pedagogia porque sempre desejaram ser professor, (5) acreditam que esta é uma boa profissão e apenas (4) afirmam ter outros motivos para a escolha. A amostra acredita que a função do pedagogo na sociedade é pouco valorizada (23), trabalhando (30) em escolas, (3) hospitais e empresas. Quanto a perspectiva de termino do curso a maioria (20) acha que deve haver emprego para todos (15) podendo atuar como pedagogo. Não apenas professores e alunos fazem um curso universitário e assim a amostra aponta como pontos fortes da Pedagogia da Unesc o trabalho de conclusão de curso, a biblioteca informatizada, As oficinas práticas, os laboratórios de ensino e a possibilidade de bolsas e estágios.No interior do curso o relacionamento entre alunos e professores é muito bom (24), a biblioteca tem um grande acervo e é informatizada o que faz com que seja considerada muito boa (18) e esperam do curso (20) uma boa formação teórico - prática e ética que lhes capacite ao exército da profissão, domino cultural e pratico sobre a pedagogia A grande maioria acredita ser fácil arranjar emprego depois de concluído o curso (22) mas poucos acreditam (7) poder melhorar de vida com o exercício da profissão. A amostra acredita que a função do pedagogo na sociedade é pouco valorizada (23), trabalhando (30) em escolas, (3) hospitais e empresas. Quanto a perspectiva de termino do curso a maioria (20) acha que deve haver emprego para todos (15) podendo atuar como pedagogo. Não apenas professores e alunos fazem um curso universitário e assim a amostra aponta como pontos fortes da Pedagogia da Unesc o trabalho de conclusão de curso, a biblioteca informatizada, As oficinas praticas, os laboratórios de ensino e a possibilidade de bolsas e estágios. A grande maioria acredita ser fácil arranjar emprego depois de concluído o curso (22) mas poucos acreditam (7) poder melhorar de vida com o exercício da profissão.


REFERÊNCIAS

CALLAI, Helena Copetti. O meio ambiente no ensino fundamental. Espaços da escola, Ijuí: Unijuí, v.27. UNESC. Projeto político pedagógico da Pedagogia. Digitado.Criciuma, 2006.

BRZEZINSKI, Iria. (Org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 1997.

_____. Formação de professores: um desafio. Goiânia: UCG, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998. (Coleção Questões da Nossa Época: v. 67).

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

_____. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SILVA, Carmem Silvia Bissolli da. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999. (Coleção Polêmica de Nosso Tempo).

SILVA, Jefferson Idelfonso da. A natureza e a especificidade da educação: subsídios para uma reflexão sobre a formação do educador. Em Aberto. Brasília, ano III, n. 7, jun./ago. 1984.

VEIGA, Ilma Passos et alii. Licenciatura em pedagogia. Campinas: Papirus, 1997. (Coleção Magistério